Abrir
Notícias
15Out
Horário de Verão neste ano começa no dia 4 de novembro
Imagem

A partir da zero hora do dia 4 de novembro começa o Horário de Verão e os relógios deverão ser adiantados em 1 hora em São Paulo e outros nove Estados brasileiros. O Horário do Verão vigora até o dia 16 de fevereiro de 2019 no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 Neste ano, o Horário de Verão será menor, por conta das eleições e das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pois o período começava no fim de outubro. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pediu ao presidente Michel Temer que o Horário de Verão de 2018 tivesse início somente após o segundo turno das eleições.

 A mudança foi pedida para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Um dos exemplos é o Acre, onde as urnas seriam fechadas três horas depois da contagem de votos já ter sida iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Se houvesse o Horário de Verão, o resultado das eleições presidenciais só começariam a ser divulgados após  às 21 horas.

 O período do Horário de Verão de 2018 vai ter 30 dias a menos, terminando no terceiro domingo de fevereiro de 2019. Segundo balanço do OSN ( Operador Nacional do Sistema Elétrico), entre 2013 e 2016, o valor da economia com o Horário de Verão caiu de 405 milhões para 147 milhões de reais, uma redução de 63% na economia de energia elétrica.

 O Ministério de Minas e Energia Elétrica chegou a discutir o fim do Horário de Verão. Estudo do Ministério apontou queda na efetividade da iniciativa.  O argumento é que o consumo não é tão influenciado pela luminosidade, mas pelo calor, com o aumento do consumo nos momentos mais quentes. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

 O Horário de Verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantêm-se o mesmo em quase todo o ano.