Abrir
Notícias
24Set
Choque elétrico: cuidados para se evitar e saber lidar com ele
Imagem

É raro quem nunca tomou um choque. E a sensação não é nada boa. Estamos em contato direto 24 horas por dia com a eletricidade e todos estão sujeitos a tomar choques elétricos.

Não conhecer os princípios e os perigos da eletricidade pode levar a sérias consequências e, às vezes, até à morte. Devido aos perigos e riscos ao lidar com eletricidade a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) realiza constantes campanhas para se evitar acidentes e orientar as pessoas para saber lidar com choques elétricos.

O choque elétrico, dependendo da intensidade, pode causar sérios danos às pessoas e levar até a morte.

Dependendo da corrente elétrica, se a pessoa estiver segurando um cabo energizado a mão pode não abrir. E quanto mais úmido estiver o corpo menor resistência ele terá para suportar o choque elétrico.

O choque elétrico é a passagem de uma corrente pelo copo tornando-se um condutor elétrico. Essa condução de corrente varia de acordo com a intensidade de volts com que a pessoa é submetida no choque elétrico e pode gerar desde um pequeno susto, até uma fibrilação cardíaca, ou mesmo a morte.

O choque elétrico pode ser causado por acidentes como o contato direto com fiações elétricas domésticas ou públicas, áreas energizadas em decorrência de alguma fonte de energia mal isoladas, ou até mesmo o contato direto com uma pessoa que está recebendo uma descarga elétrica.

Como evitar choques

O primeiro passo para realizar qualquer atividade de manutenção que envolva a parte elétrica é desligar o fornecimento de energia do local. Ou seja: desligue o disjuntor da área onde for realizar o serviço ou a chave geral, próxima do relógio medidor de energia.

Lembre-se que eletricidade e água não combinam. Os equipamentos de grande potência devem estar aterrados com fio terra e utilizar tomadas de uso específico (TUE). Nunca sobrecarregar tomadas com benjamins. Todos os condutores de energia devem estar encapados, isolados e dentro dos condutores. Nunca desligue os equipamentos das tomadas puxando-os pelo fio.

Outro ponto importantíssimo é fazer a manutenção e reparos constantes na rede elétrica. Para isso contrate um profissional da área.

O que fazer com alguém eletrocutado?

E se ver alguém sendo eletrocutado ou preso na rede elétrica nunca se encoste a ela, pois você pode ficar preso também na rede, sendo assim o melhor é cortar o fornecimento da energia. Ou com o auxílio de um cabo de madeira, e você com os pés e mãos secas, afastar a pessoa do condutor de energia.

Chame uma ambulância, ligando para o 192.