Abrir
Notícias
20Ago
CERRP proporciona curso de Direção Defensiva aos funcionários
Imagem

A maior parte dos acidentes de trânsito é fruto de falha humana. Para evitá-los, recomenda-se mais atenção dos motoristas, manutenção preventiva nos veículos, vias bem sinalizadas e em boas condições, mas principalmente maior responsabilidade dos condutores. Para isso é preciso aprender técnicas de direção defensiva e constante treinamentos

 

Cerca de 20 funcionários da CERRP (Cooperativa de Eletrificação da Região de São José do Rio Preto), principalmente os ligados ao setor de transportes, participaram do Curso de Direção Defensiva do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo). Com carga horária de 8 horas, o curso, ministrado pelo instrutor João Pedro Cerqueira, ensinou os profissionais como se prevenir de acidentes trânsito, dirigindo com segurança para eles mesmos e para aqueles que estão à sua volta.

 

Pesquisas realizadas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) sobre acidentes de trânsito apresentaram que apenas 6% dos acidentes têm como causa os problemas da via e 30% tiveram origem em problemas mecânicos. A maioria dos acidentes (64%) tem como causa a imprudência dos condutores.

 

Direção defensiva é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das condições adversas e erradas de outros condutores encontrados no trânsito. “O condutor defensivo é aquele que adota procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade”, explicou o instrutor. “O motorista defensivo não dirige apenas para ele, pois está sempre pensando em segurança, pensando sempre em prevenir acidentes, independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes”.

 

O presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) , engenheiro  Jhonas Garcia Pedroza, explica que esse é um de uma série de treinamentos constantes que a cooperativa oferece aos funcionários visando evitar acidentes. Daniel de Lima Lourenço, do setor de Almoxarifado e Compras, participou do treinamento e afirmou que os ensinamentos servirão para serem aplicados não somente na empresa, mas também em sua vida pessoal. Daniel elogiou a qualificação do professor João Paulo, considerado por ele como um dos melhores do Sescoop. “É muito didático e sabe explanar bem os assuntos”.

 

Dentro das diferentes técnicas de como conduzir defensivamente existem várias precauções que deve-se tomar ao iniciar um percurso, para evitar envolver-se em situações de risco. E tudo isso foi ensinado no curso, por meio de exemplos mostrados em vídeos. Um dos pontos mais importantes para a direção defensiva é saber mensurar a distância necessária do veículo à frente para o espaço de frenagem.

 

Se, por exemplo, o motorista circular com o veículo a 30km/h, o seu tempo de reação para algum imprevisto é de aproximadamente 9 metros antes de começar a agir. Se estiver a 60/h percorrerá 18 metros e a 120 km/h e serão necessários, no mínimo, 36 metros para que consiga frear o veículo. Esses cálculos são válidos para condução numa estrada com bom estado e em tempo seco. Com chuva, nevoeiro e piso irregular a distância de segurança tem que ser bem maior.