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18Jun
Consumidor deve ficar atento aos avisos na conta de energia
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A energia elétrica nos oferece muito conforto, mas a ausência dela traz muitos transtornos. E é por isso que a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) ressalta a importância do pagamento das contas de energia até o vencimento, pois assim o consumidor não corre riscos de passar por desconfortos das cobranças de juros e multas, além do desagradável do corte de energia e pagamento de taxas extras para religação.

 A CERRP orienta aos consumidores para ficarem atentos, pois os avisos sobre eventuais interrupções programadas, alertas sobre atraso no pagamento e, principalmente, cortes no fornecimento de energia, vem escrito na própria conta de luz. E esta forma de aviso está prevista pela Resolução 414/2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), tendo inclusive jurisprudências favoráveis às Concessionárias no STF (Supremo Tribunal Federal). O entendimento é de que não se caracteriza como descontinuidade de serviços essenciais a interrupção de energia, quando motivada por inadimplência do usuário e cooperado.

 O consumidor pode escolher a melhor data de vencimento da sua conta dentro das seis opções sugeridas pela empresa, que podem ser nos dias 2, 7, 12, 17, 22 e 27. Caso mais de uma conta esteja pendente, a empresa pode efetuar o corte a qualquer momento.

 A interrupção do fornecimento da energia elétrica, por falta de pagamento, poderá ser feita após 15 dias de atraso da conta, como determina as regras da ANEEL. É importante que o consumidor fique atento, pois o aviso de corte vem na própria conta de energia.

 Após o aviso de corte as contas pagas após o vencimento devem ficar no imóvel, e em local de fácil acesso, para que sejam apresentadas às equipes de corte da CERRP, se necessário.

 E se a energia foi cortada e a conta paga após o corte, o prazo para religação em área urbana é de 24 horas e para a área rural é de 48 horas. Interessados em ter o fornecimento de energia restabelecido antes das 48 horas mínimas podem solicitar a “religação de urgência”. Para isso, é necessário arcar com uma tarifa adicional.

 Os prazos para os pedidos de religação após as 18 horas e aos sábados, domingos e feriados começam a contar a partir das 8 horas do primeiro dia útil subseqüente. As religações são sempre efetuadas entre 8 e 18 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.  

 As solicitações de religação podem ser feitas na Central de Atendimento da CERRP, qualquer dia da semana e horário, pelo telefone 0800 878-1031. O consumidor deve ter em posse os comprovantes de pagamento das faturas vencidas e o número da Unidade Consumidora, que se encontra na conta de energia.