Abrir
Notícias
05Jun
PODAS DE GALHOS SÃO PREVENTIVOS CONTRA A QUEDA DE ENERGIA
Imagem

Entre os principais motivos de quedas de energia em bairros da zona rural estão curtos circuitos provocados por galhos de árvores na rede elétrica. Por isso, a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto – CERRP, através de seus funcionários e terceirizados tem atuado de forma preventiva e intensificado as podas de árvores durante este período próximo ao inverno.  Além dos agentes da CERRP que fiscalizam e observam os locais prioritários, 2 equipes de podas da Cooperativa UNIÃO foram contratadas e atuam diariamente cortando galhos principalmente na zona rural das áreas de atendimento

É importante destacar que este trabalho só pode ser realizado por equipes especializadas, já que a proximidade com a rede de energia pode causar acidentes.

“Devido ao grande risco proporcionado, as podas em árvores próximas as redes abastecidas pela CERRP são realizadas por profissionais extremamente qualificados. Em alguns casos a rede de energia precisa ser inclusive desligada, para evitar acidentes. Cabe lembrar que a UNIÃO, empresa terceirizada para realização dessa atividade, realiza o trabalho de acordo com a legislação ambiental”, explica o atual presidente da CERRP, Odair Milhossi.

Para o engenheiro eletricista da CERRP, Alexandre Alves Sanches, o serviço de poda é essencial para o sucesso do abastecimento de energia para os usuários e associados da empresa. “Nossa rede possui mais de 800 quilômetros e quase 90% dela esta em bairros da zona rural onde possui muitas árvores e plantações. A convivência entre as árvores e a rede elétrica depende da poda feita periodicamente, a fim de diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica e garantir a segurança operacional das redes elétricas e de quem faz a utilização da energia elétrica. A CERRP, por intermédio da União adota a poda “Direcional”, respeitando os mecanismos naturais de rejeição de galhos pelas árvores. Nesse procedimento, conduzem-se as copas das árvores para fora dos fios da rede de distribuição.”, explicou.