Abrir
Notícias
24Mar
ANEEL determina suspenção de corte de luz por 90 dias
Imagem

 A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (24) um pacote de medidas especiais em resposta à pandemia de coronavírus, incluindo a suspensão por 90 dias de cortes do serviço de eletricidade por inadimplência para consumidores residenciais e serviços essenciais.

As medidas, aprovadas em reunião extraordinária de diretoria do regulador realizada por meio de videoconferência, incluem também a flexibilização pelo mesmo prazo de algumas obrigações das distribuidoras de energia, como de atendimento presencial a clientes e entrega de faturas a domicílio.

O diretor-geral da agência, André Pepitone, disse que ainda haverá uma avaliação à parte, em discussão junto ao governo, de medidas adicionais em benefício de consumidores de baixa renda.

"Nos foi demandado que se avaliasse a possibilidade de haver um suporte maior ao (consumidor de) baixa renda, e isso vai ser tratado nos canais de governo, com o Ministério de Minas e Energia e da Economia, com coordenação da Casa Civil", afirmou. 

 A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) já suspendeu, por tempo indeterminado o atendimento presencial em sua sede, para evitar a aglomeração de pessoas e o contagio do coronavirus.  

A medida visa preservar a saúde dos seus colaboradores e da população. Funcionários da empresa acima de 60 anos vão trabalhar temporiamente em casa e os das equipes permanentes de plantão trabalharão com mascaras, luvas e estão sendo orientados para manter a distância recomendada pelo Ministério da Saúde entre eles e demais pessoas.

 A CERRP solicita aos seus clientes que priorizem, quando necessário procurar a empresa, o atendimento por telefone, por meio do 0800 878 1031.

Atendendo determinação da ANEEL, a CERRP informa também irá reduzir os desligamentos programados, mantendo somente aqueles estritamente necessário. Informa ainda que poderá suspender temporariamente a leitura e que nesses casos o faturamento da conta será feito com base aritmética do consumo nos últimos 12 meses.