Abrir
Notícias
15Ago
Professores de universidade ensinam técnicas para análise de danos de descargas elétricas
ImagemAuditório da CERRP lotado para o treinamento

Cerca de 40 pessoas de diversas cooperativas de energia elétrica participam desde terça-feira (13) em São José do Rio Preto do treinamento direcionado para aprimorar as análises de ressarcimento por danos elétricos. O treinamento é promovido pela FECOERESP (Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo) e segue até hoje, quinta-feira (15), no auditório da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto).

De acordo com o presidente da FECOERESP, Danilo Pasin, os professores da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) realizaram diversos estudos e ajudaram a desenvolver equipamentos para analisar com precisão os danos eventualmente causados por descargas elétricas nos aparelhos eletrodomésticos dos consumidores de energia. “Até então não tínhamos como dizer, com precisão, se os danos tinham sido ou não causados por problemas na rede elétrica”.

“Não quer dizer que as cooperativas não querem pagar pelos eventuais danos, mas temos que analisar, com precisão, a  procedência do pedido”, informa o presidente da FECOERESP, acrescentando que muitas vezes consumidores ingressam com pedidos de reparação de danos em equipamentos que não tinham nada a ver com problemas na rede elétrica. “Sempre existem os ‘espertinhos’ querendo levar vantagens. E raio não cai mais de uma vez no mesmo lugar”.

Agora com esses equipamentos e metodologia estudada pela universidade as cooperativas poderão ter uma linha de defesa com embasamento legal. “E a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) vê com bons olhos essa iniciativa, tendo referendado a produção desses equipamentos”, explica Pasin.

“Teremos uma base robusta, com pesquisa, comparativos que vai nos desenhar a amplitude do evento e a suportabilidade dos aparelhos eletrônicos de uso doméstico”, informa o presidente da FECOERESP.

 O treinamento é ministrado durante três dias, totalizando 24 horas, por professores da UFU.  No treinamento estão abordando os aspectos gerais da legislação, os direitos dos consumidores, aspectos jurídicos, distúrbios típicos ocorridos nas redes de distribuição e seus efeitos em equipamentos.

 O presidente da CERRP, Odair Milhossi, deu as boas vindas aos participantes do treinamento e disse que cooperativa estará sempre de portas abertas para eventos semelhantes. Também são discutidos temas sobre as descargas atmosféricas, variações de tensões e anomalias operativas, bem como alternativas sobre a redução dos custos nos processos de análise e emissão de pareceres conclusivos, visando as melhorias das condições operativas das redes.

 São quatro professores da Universidade Federal de Uberlândia que ministram as aulas do treinamento. Todos com mestrado e doutorado na área de Engenharia Elétrica, com ênfases em pesquisas e publicação de trabalhos no campo de consultoria em sistemas elétricos. Entre eles estão José Carlos de Oliveira, Isaque Nogueira Gondim, Afonso Bernardino de Almeida Junior e Paulo Henrique Oliveira Rezende.

  A escolha da CERRP para sediar o treinamento, se deu em razão de São José do Rio Preto estar situada numa região, praticamente no meio do Estado, que facilita o acesso para todos os participantes.