Abrir
Notícias
14Jan
CERRP comemora neste ano 46 anos de fundação
ImagemDo tempo da vela e lamparina à luz elétrica muita coisa mudou

 A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) completa neste ano 46 anos de fundação e serviços prestados à comunidade. E tem muitos motivos para comemorar, por conseguir manter e até mesmo ampliar suas atividades, bem como realizar investimentos.

 A fundação ocorreu no dia 28 de julho de 1973, durante uma reunião com a presença de 63 pessoas no salão nobre da Prefeitura de São José do Rio Preto, que ajudaram a elaborar os estatutos e a eleger as primeiras diretorias.

 Na década de 70, o cenário socioeconômico da região não era diferente daquele encontrado em quase toda a imensidão do território brasileiro. A comunicação era precária. A maioria das estradas e ruas das cidades ainda era de terra, o que dificultava o transporte e a condução para levar energia para os pontos mais distantes, principalmente nas casas da zona rural.

 Os moradores da zona rural não tinham acesso à televisão, água encanada e a luz elétrica. A escuridão tomava conta dos lugares, devido aos altos custos para manter acesas as velas e as lamparinas. Energia elétrica era um artigo de luxo. O monopólio no fornecimento de energia privou, por muitos anos, muitas famílias de usufruir dos benefícios que uma rede de energia pode oferecer para a qualidade de vida.

 Os primeiros agricultores que se uniram para montar a CERRP tinham a certeza de que o cooperativismo seria a única alternativa capaz de modificar o quadro sombrio da escuridão em que se encontrava a maioria dos lares no meio rural das cidades da região. A chegada da energia elétrica foi para essa gente um verdadeiro divisor de águas no mundo da evolução.

 A palavra “iluminar” nos trás a sensação de conforto e segurança. Não é em vão que dizemos que uma pessoa é iluminada quando ela nos faz bem e também aos outros. Ao contrário, a palavra “trevas” imediatamente nos remete ao medo e a insegurança.

 Desejar a luz sempre foi eminente ao ser humano. E é isso que a CERRP, por meio de seus associados e colaboradores, tem feito ao longo de todos esses anos, como nos é ensinado na oração de São Francisco que pede para onde houver trevas para levarmos a luz.