Abrir
Notícias
11Nov
Consumidores devem optar por árvores de pequeno porte
Imagem

A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) orienta os consumidores para que, na hora de escolher árvores para o plantio, faça a opção pelas de pequeno porte. Além disso, deve-se atentar para as árvores não ficarem próximas da fiação.

 A legislação proíbe qualquer tipo de vegetação abaixo das linhas de transmissão de energia elétrica. A faixa de segurança para as redes de distribuição é de 7,5 metros de cada lado em relação ao eixo da rede. A CERRP orienta para que se dê preferência às árvores de pequeno porte. Estas árvores são as únicas espécies que convivem em harmonia com a rede elétrica.

 Deve-se evitar também o plantio de árvores frutíferas próximas da fiação para não haver risco de alguém subir para pegar o fruto e encostar por acidente na rede elétrica.

 O morador é responsável pela poda periódica das árvores. Porém a poda de árvores próximas da fiação deve ser feita por pessoas treinadas e capacitadas, usando equipamentos de proteção e respeitando as distâncias mínimas de segurança.