Abrir
Notícias
17Fev
Representantes da CERRP participam de assembléia e se inteiram sobre o Mercado Livre de Energia
Imagem

A FECOERESP (Federação das Cooperativas de Eletrificação  do Estado de São Paulo) realiza Assembléia Geral Ordinária (AGO) nesta terça-feira (18) para prestação de contas e aprovação da proposta orçamentária para 2020. O presidente da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto), Odair Milhossi, o engenheiro Alexandre Sanches e o contador Carlos Gonçalves, participarão da assembléia.

 Milhossi é o atual vice-presidente da FECOERESP, que tem como presidente o agrônomo Danilo Roque Pasin. A assembléia será realizada, a partir das 10 horas, na sede nacional da UNIODONTO, no Jardim Paraíso, em São Paulo.

 Mercado Livre de Energia

 Na parte da tarde os representantes da CERRP participarão de uma palestra a ser ministrada por uma consultora da FECOERGS (Federação das Cooperativas e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul), que falará sobre a compra de energia no mercado livre. O mercado livre é um ambiente de negociação de energia onde os consumidores “livres” podem comprar de fontes alternativas ao invés da concessionária local, podendo assim garantir significativa economia.

 De acordo com informações divulgadas pela ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) o mercado livre de energia vem acontecendo gradualmente. Iniciado em 2018, pela Portaria 514, e continuada pela Portaria 465, publicada pelo Ministério de Minas e Energia no dia 19 de dezembro de 2019, o mercado livre de energia, segundo especialistas, poderá fazer com que 80 milhões de consumidores brasileiros economizem cerca de R$ 12 milhões por ano.

 Segundo o presidente da ABRACEEL, Ricardo Lisboa, até hoje, os consumidores do País que podem participar do mercado pouparam R$ 190 bilhões. Foram 1.661 consumidores que acessaram o mercado em 2019, registrando crescimento de 20% comparado ao ano anterior.