Abrir
Notícias
20Mai
Contadores de 11 cooperativas reúnem-se na CERRP para detalhar obrigações da ECD
ImagemDiretoria da CERRP e contadores de 11 cooperativas durante a abertura do encontro

Contadores de 11 cooperativas de energia e eletrificação participam nesta segunda-feira (20), na sede da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) do encontro para detalhar as obrigações do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) para a ECD (Escrituração Contábil Digital) exigida pela Receita Federal.

 O SPED, segundo a professora Heloisa Woichinevski Medeiros, contratada pelo SESCOOP-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo), é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal de empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.

 A ECD foi instituída para fins fiscais e previdenciários e deve ser transmitida pelas empresas, ao SPED, e somente será considerada válida após a confirmação do recebimento do arquivo que a contem.  O prazo limite de entrega da ECD é o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao calendário referente. Portanto, para a prestação de contas de 2018, o prazo encerra-se no dia 31 de maio.

 O presidente da CERRP, Odair Milhossi, o vice-presidente Armindo Marin e o secretário-geral da diretoria, Diogo Sanches, participaram da abertura do encontro desejando boas vindas a todos os participantes. O contador da CERRP, Laudemir Almeida de Moraes, o popular Aladim, e o gerente Nivaldo Aparecido Cangini participam do encontro.