Abrir
Notícias
13Mai
Consultor reúne-se com diretores e funcionários para falar de tarifas
ImagemConsultor Daniel Paulino de Araújo fala com os cooperados

O especialista em elaboração de tarifas para atender as normas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Daniel Paulino de Araújo, esteve segunda-feira na CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto). Ele reuniu-se com funcionários e com membros do Conselho de Administração para explicar sobre o complicado sistema regulatório para a elaboração das tarifas.

 

Daniel explicou que a ANEEL estabelece metas e procedimentos para as cooperativas cumprirem, buscando manter equilíbrio econômico e financeiro das distribuidoras, sem esquecer, claro, dos interesses coletivos dos consumidores, além da modicidade tarifária.

 O processo para elaboração das tarifas obedece um rito matemático, que a primeira vista parece simplificado. Mas é cheio de detalhes, incluindo o crescimento da empresa, as despesas operacionais, o Plano de Desenvolvimento, o Plano de Regularizações, as alterações contratuais e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 O sistema para elaboração das tarifas é trabalhoso. “Tanto é trabalhoso que já marcamos um encontro durante os dias do Carnaval do ano que vem, onde estaremos, com o pessoal da área de contabilidade das cooperativas de energia, enfurnados dentro de um hotel trabalhando, fazendo cálculos para se chegar a um denominador comum”, informou Daniel, que a mais de 15 anos presta consultoria nessa área para a empresa.

 O engenheiro, contador e advogado Paulo Barbiero, contratado para prestar assessoria para a certificação do ISO 9000, afirma que os cooperados da CERRP não devem se comparar com nenhuma outra distribuidora de energia porque são diferentes de todas as outras. “A CERRP apresenta grande potencial de crescimento que pode ser observado com o atendimento dos condomínios de predinhos, com os novos loteamentos que vem surgindo numa área sequencial as já existentes”, explicou, acrescentando que isso é muito bom para a empresa, pois gera crescimento e vem transformando a empresa em fornecedora de energia para o perímetro urbano.

 

Barbiero elogiou a equipe de profissionais que trabalha atualmente na CERRP. “Todos são muito competentes e sabem o que estão fazendo”, disse, afirmando que a CERRP possui equipes altamente qualificada para exercerem suas funções.