Abrir
Notícias
29Abr
Colaboradores da CERRP participam de curso em Ibiúna
ImagemMarco da OCB, Danilo Pasin (presidente da Fecoeresp), Nélio Leite (presidente da CETRIL), Rodrigo (SESCOOP) e Vagner (gerente da CETRIL), durante a abertura do curso

O gerente da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto), Nivaldo Cangini, o engenheiro Alexandre Sanches e o contador Carlos Henrique participaram, na semana passada, do curso sobre Processos Tarifários do Setor Elétrico. Promovido pelo SESCOOP-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo), com apoio da FECORESP (Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Estado de São Paulo), o curso foi realizado na sede da CETRIL (Cooperativa de Eletrificação Rural de Ibiúna e Região).

 O curso faz parte do Programa de Formação para Dirigentes das Cooperativas do Ramo de Infraestrutura. Foram dois dias intensos, com muito treinamento e aulas práticas para que todos os participantes pudessem entender como é elaborado todo o processo de tarifas para a cobrança da energia. São muitas tabelas, planilhas e cálculos matemáticos para se chegar ao valor da tarifa.

 No curso foram abordados os critérios técnicos adotados para a composição das tarifas de energia, explicando como é feita a metodologia de cálculos na geração, transmissão e distribuição de energia.

 O gerente Nivaldo Cangini afirmou que o processo para a elaboração das tarifas é bastante complexo, mas com o curso pode assimilar melhor toda essa matemática de cálculos. “Valeu a pena ter participado desse curso”.

 Para o engenheiro Alexandre Sanches, responsável pelo setor de elaboração de projetos da CERRP, além dos conhecimentos obtidos no curso, foi muito importante o contato com os participantes de outras cooperativas. “Além do aprendizado do curso, o encontro com outros profissionais do mesmo ramo nos proporcionou troca de idéias e de experiências que poderemos adaptar e implantar em nossa cooperativa”.

 Alexandre também elogiou a calorosa recepção dada pelo presidente da CETRIL, Nélio Antonio Leite, que proporcionou um jantar de confraternização para todos os participantes do curso.