Abrir
Notícias
26Ago
Dirigentes e técnicos participam de intercâmbio no Rio Grande do Sul
Imagem

 

Dirigentes e técnicos de oito cooperativas de energia e infraestrutura participaram, durante três dias, do intercâmbio de visitas à Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP), na sede do Sistema OCERGS e em duas cooperativas de energia no interior gaúcho.

Com viagem e estadia bancada pelo SESCOOP (Serviço Social de Cooperativismo) integraram a comitiva de dirigentes e técnicos, como representantes da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto), o presidente Odair Milhossi, o gerente Nivaldo Cangini e o engenheiro Alexandre Sanches.

Eles conheceram as instalações da COPREL (Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento) e da CERTEL, que é presidida por Erineo José Hennemann. As duas são consideradas como as maiores cooperativas no setor elétrico do Brasil. A CERTEL, por exemplo, atua em 48 municípios contemplando mais de 250 mil pessoas.

As cooperativas são na verdade organizações como qualquer outra inserida no mercado. E  por isso torna-se cada vez mais necessário conhecimento de que esse tipo de organização deve ser gerenciado de modo sistemático e racional. “Num cenário globalizado cada vez mais competitivo, a sobrevivência de grande parte dessas organizações depende de seu poder  competitivo ou da capacidade de se adaptarem às realidades ou contextos de mercado”, afirmou Hennemann.

O presidente Odair Milhossi disse que a visita foi importante e pode constatar que a CERRP tem acompanhado e, em alguns quesitos, até sobressai-se na frente das grandes cooperativas em termos de tecnologia.  “Enquanto o sistema de aferição delas, por exemplo, são manuais aqui na CERRP já utilizamos o sistema de leitura automática”.